sábado, 24 de setembro de 2016

Servos Proativos

"Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. Mateus 25:24,25

Conta-se a história que um Gerente Geral precisava escolher um novo gerente, visto que o antigo havia se aposentado. Surgiram naturalmente em sua mesa dois nomes de supervisores; o primeiro João estava na empresa há 20 anos e o segundo, Júnior estava na empresa há apenas 03 anos. Todos os trabalhadores e também João já davam como certa a sua escolha para a função. No entanto o Gerente Geral escolheu o novato Júnior para o cargo, o que deixou João muito frustrado, desejando até pedir demissão da empresa. Foi quando João decidiu que iria reclamar com o Gerente Geral por não o ter escolhido. Ao chegar na sala do Gerente Geral foi muito bem recepcionado pelo mesmo, mas foi logo descarregando sua frustração: “Eu sou mais velho.... Dediquei meus melhores anos.... Fiz várias horas extras.... Quantos fins de semana longe da minha família...etc, etc e tal”.
Após ouvir, o Gerente Geral disse: “João vou ilustrar para você porque você foi preterido”. Faça-me um favor antes. Amanhã cedo tenho uma reunião muito importante com alguns negociantes estrangeiros e tenho que lhes preparar um café da manhã. Você poderia ir até aquela loja de frutas ao outro lado da rua e trazer-me uma cotação do valor das laranjas, pois estou pensando em servir suco de laranja para os meus convidados.
Lá se foi João um pouco irritado e constrangido, por ter que fazer uma tarefa tão simples, enquanto qualquer outro poderia fazê-la e, assim ele poderia continuar a resolver o assunto mais importante que era; o porquê ele não ter sido escolhido para o cargo de Gerente.
 Após 10 minutos João retorna a mesa do Gerente Geral com um pedacinho de papel escrito pelo dono da hortifrúti: “Laranja Pera 7 reais a dúzia”. João olha para o Gerente Geral e diz: “tó, aqui está o valor da laranja que você perguntou”. O Gerente Geral agradeceu pela disposição de João e disse: “Só um minuto; sente-se que vou chamar o Júnior”. João na hora questionou o porquê de chama-lo. Ao que respondeu o Gerente Geral: “Fique tranquilo e confie em mim”.
Junior entra na sala cumprimenta João e o Gerente Geral e pergunta qual o motivo de estar ali. Então o Gerente Geral diz: “Estou aqui tratando uma questão muito importante com o nosso funcionário João e preciso de um favor, pois amanhã logo pela manhã tenho uma reunião com um grupo estrangeiro para fechar um negócio muito importante e quero recebe-los com um gostoso café da manhã. Então pensei em oferecer suco de laranja. Será que você poderia ir até aquela loja de frutas do outro lado da rua e trazer pra mim o valor das laranjas? Ao que respondeu Junior: “Claro Senhor, logo voltarei com a informação”, e saiu rapidamente da sala demonstrando felicidade com o trabalho que iria realizar.
João então perguntou ao Gerente Geral: “Por que o Senhor pediu para o Júnior fazer um serviço que eu já fiz e que o Senhor já tem em sua mesa a resposta”? O Gerente Geral respondeu: “Quero mostrar para você porque o Júnior foi escolhido para o cargo ao invés de você, a resposta que ele me trará será evidente até mesmo para você que o Júnior é a melhor escolha para a posição de Gerente. Espere alguns minutos e você verá”.
Passados vinte minutos entra na sala o Júnior com uma folha oficio e nela uma tabela feita no computador e, pede alguns minutos para falar uma ideia sua ao Gerente Geral. Começa então Junior com sua explanação: “Sr. Gerente Geral tomei a liberdade de trazer-lhes algumas ideias que talvez possam ajudá-lo na confecção do café da manhã. Ao sair de sua sala perguntei a sua secretaria quantas pessoas eram esperadas amanhã para esse café e ela me respondeu que seriam 10 pessoas. Sendo assim fui até a Hortifrúti pesquisei o valor da laranja e quantas laranjas seriam necessárias para fazer um suco para dez pessoas. A média é que 5 laranjas servem um copo. Sendo assim o senhor teria que disponibilizar 50 laranjas para servir um copo de suco para cada pessoa, no entanto, correríamos o risco de alguém beber mais de um copo o que poderia então faltar para outros, logo o melhor então é aumentar 25% na compra o que levaria o senhor a comprar 75 laranjas o que daria 6 dúzias + 3 laranjas. O Valor da laranja está 7 reais a dúzia, logo o valor seria de 45 reais em laranja. Como me apresentei como funcionário aqui da empresa o dono da hortifrúti me deu um desconto de 10 reais, e me presenteou com dois abacaxis. Que segundo ele estão muito doces. Pensei então que os dez reais que obtive de desconte podem ser empregados na compra de hortelã e mais dois abacaxis e o senhor então terá dois tipos de suco para servir aos seus convidados; Laranja e Abacaxi com Hortelã. Aproveitei e passei na Padaria que fica ao lado e fiz várias pesquisas do que o senhor pode servir junto com os sucos e o café. Elas estão aqui nessa folha com os preços ao lado e já com a quantidade que serão necessárias para servir as 10 pessoas, e se, posso dar uma sugestão pessoal ao Senhor, eu não deixaria de pedir os croissants deles que são uma delícia. Aliás já conversei com o gerente e, pedi, caso o senhor deseje fechar com eles para que eles tragam as coisas até aqui e montem as mesas para nós, diminuindo assim o seu trabalho e garantindo o frescor dos alimentos. Se precisar de algo mais para ajudar na recepção dos líderes amanhã estou à disposição. Tenham uma boa reunião”. E logo saiu da sala.
Quando Junior saiu da sala João não tinha mais nada a dizer ao Gerente Geral sobre sua acertada escolha. Simplesmente agradeceu pelo trabalho que tinha e voltou para suas obrigações cotidianas.
Moral da história: Você tem feito de que maneira as suas obrigações? Será que você faz só aquilo que é necessário fazer? Isso é mediocridade e infelizmente os medíocres nunca saem do mesmo lugar.
Pensando agora no reino de Deus. Jesus te deu um talento, o que você tem feito dele. Escondeu para devolver ao Senhor? Ou está tentando multiplica-lo para o Senhor? Pense nisso, pois creio definitivamente que Deus não deseja medíocres em sua obra, antes pessoas proativas que fazem tudo com alegria e singeleza de coração. Que Deus nos ajude!

Pr. Edilson Nunes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário