sexta-feira, 29 de abril de 2016

O que Traz Alegria ao Coração do Pastor!

O que Traz Alegria ao Coração do Pastor!
“Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação, ficamos consolados acerca de vós, pela vossa fé ”. I Ts 3.7

Paulo pregou o evangelho em Tessalônica, mas por causa da perseguição teve de sair às pressas da cidade, deixando para trás alguns novos convertidos. Passados alguns meses Paulo envia Timóteo para ter notícias dos irmãos. Quando Timóteo volta com o relatório da sua visita Paulo então menciona da sua alegria ao:
1 – Saber da fé viva das suas ovelhas. (6)
            Paulo fica maravilhado ao saber que aqueles irmãos estão firmes na fé mesmo sofrendo oposição. A mesma menção de fé Paulo faz aos irmãos de Éfeso: “Por essa razão desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus” (Ef 1.15a).
            É tão bom quando ouço minhas ovelhas falarem que elas agiram “assim e assim” por causa da fé. Ou que não fizeram isso por causa da fé delas nos ensinamentos da Palavra de Deus.
2 – Saber do Amor das suas ovelhas. (6)
            Paulo fica agradecido por saber do amor que eles têm. Não há nenhuma especificação de atos que eles faziam para demonstrar esse amor. No entanto é notório que era uma marca dessa igreja.
            Por conhecerem a Palavra de Deus estavam demonstrando esse amor aos irmãos da fé e aos de fora.
            É tão bom quando percebo o amor das minhas ovelhas (uns aos outros) e pelos não cristãos. A Palavra de Deus mostra o amor como um mandamento do Senhor e não um sentimento, e é isso que alegra o coração do pastor; quando ele vê suas ovelhas vivendo esse amor na prática.
3 -  Saber da Consideração que suas ovelhas têm por ele. (6)
            Por último Paulo ressalta sua alegria ao saber que os irmãos de Tessalônica tinham boas recordações dele, ou seja, tinham consideração (gratidão) pelo seu empenho com eles. Sei que muitas vezes os pastores (como eu) damos mais ênfases àquelas ovelhas que nos distratam, no entanto, é preciso notar e nos alegrar com àquelas que nos honram.
            Lembrarei sempre com carinho das ovelhas que zelam por mim. Serei feliz com as ovelhas que se sentem privilegiadas por ter me terem como pastor.
Essas três ênfases no relatório de Timóteo animou o apóstolo Paulo ao ponto de ele dizer que a partir dali ele estava mais vivo.
O que sempre alegra meu coração de pastor é ver a fé viva de vocês, o amor que vocês têm por Deus e pelo próximo e a consideração que têm por mim. Deus os abençoe.

                                   Pr. Edilson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário