segunda-feira, 16 de março de 2015

Jesus não quer fãs, Jesus quer discípulos




Certo homem importante lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Lucas 18:18
                        O versículo acima começa com a expressão de admiração. Na época de Cristo muitos pregadores e “professores” que tinham seguidores eram conhecidos por “Mestre” (Rabi), no caso esse jovem estava elevando um pouco mais Jesus quando disse “Bom Mestre”. Jesus ao perceber “o assédio de um fã”, responde: “Porque me chamas bom?”. Jesus já estava testando aquele jovem com essa primeira pergunta.
            É nítido que Jesus estava se posicionando como alguém que não está atrás de reconhecimento, de público ou de multidões atrás de si.
Em outro momento de seu ministério Cristo falou duro com aqueles que estavam o seguindo por causa dos milagres da multiplicação de pães e peixes. Após terminar seu sermão muitos o abandonaram e a conclusão dos discípulos foi: “duro é esse discurso”, ou seja, o discurso de Cristo não estava direcionado para arrecadar seguidores, mas antes estava fundamento na verdade de Deus; e se o preço fosse ter poucos seguidores Cristo estava “feliz” com isso.
            Voltando a história do jovem rico em Lucas 18, Jesus deu a ele uma chance de deixar de lado a postura de fã e assumir o compromisso de ser discípulo.
            O jovem demonstrou ser fã quando disse a Cristo que concordava com seus ensinos: “A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência” (21), ou seja, ele estava do lado daqueles que aplaudiriam Jesus após uma pregação, mas não foi pra isso que Cristo veio, ele veio para fazer discípulos e não arrebanhar fãs, é nesse momento que Cristo faz o convite: “deixa tudo e me segue”, foi o mesmo desafio que ele fez, aos doze apóstolos. O jovem deveria abrir mão de tudo e seguir à Cristo, ou seja, tornar-se discípulo e não simples fã, no entanto, o compromisso para tornar-se discípulo de Cristo foi muito alto para aquele coração agarrado às riquezas. Infelizmente vejo o mesmo quadro nos dias atuais, muitos não querem seguir à Cristo, por não querer o compromisso, preferem ficar na ala dos fãs, onde só precisam aplaudir os discursos de Cristo, onde podem se dizer “seguidores dos seus ensinamentos”, amantes de suas ideias, mas que nunca assumiram o compromisso de andar com ele e de realmente viver seus ensinamentos e não somente achá-los interessantes, geniais, relevantes, idealistas, revolucionários, etc.
            Você é um fã ou um discípulo de Cristo? Pense sobre isso.
Pr. Edilson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário